Como usar um compressor de áudio

Neste artigo descrevo como usar um compressor de áudio em seu sistema de som corretamente.

O que é um compressor de áudio?

É um processador de áudio que tem a finalidade e reduzir ou limitar ganho do sinal de áudio conforme o tempo e nível de sinal ajustado pelo usuário. Existem vários tipos de compressores analógicos e digitais ou em forma de plugins. Abaixo temos um exemplo de um compressor analógico alesis.

Exemplos de uso:
Pode ser usado no insert da saída main out da mesa ou nas saídas auxiliares que vai para os retornos para limitar o nível máximo de volume para não distorcer o som e nem danificar caixas ou amplificadores. Até porque normalmente as caixas de retorno ficam viradas para o músico e o técnico de som não está escutando se está distorcendo o som. Na passagem de som verificamos o nível máximo de som suportado pelas caixas e ajustamos para começar a comprimir uns setenta por cento do nível máximo e o limiter para noventa por cento do máximo, o ratio usado é em média dois para suavizar um pouco antes do corte do limite, já quando usado no main out do P.A no caso de som ao vivo utilizo Attack e Release rápido e ratio baixo para suavizar alguns picos deixando um som mais liso e o limiter em nível bem alto somente para ser acionado caso o nível chegue perto do ponto da distorção ou de danificar o sistema.

 

Outro caso é ser insertado em alguma entrada de microfone de locução onde o microfone fica passando de mão em mão onde alguns têm a voz muito alta e falam perto e outro com voz baixa e usam o microfone mal direcionado, com o compressor insertado no canal não me preocupo em ficar ajustando o volume do microfone sempre que troca de locutor, deixo o microfone com volume bem alto e o compressor faz a parte de reduzir o ganho de forma automática normalizando o áudio. Obs.: não exagere na velocidade e no ratio para não perder a dinâmica da voz.

Outra aplicação é ser usado em bumbo para reduzir as harmônicas, imagine assim o som do bumbo primeiro vem o grave bonito e depois uma harmônica com um som de lata, então ajustamos o attack para ser acionado em após o som grave e um ratio bem alto de compressão e o release que dure até o fim da harmônica deixando um som bem mais bonito.

Eu utilizo o compressor para normalizar o áudio quando vejo algum filme em casa ligado ao sistema de som, pois muitas vezes quero ver um filme e não quero acordar meu filho que está dormindo, pois aqueles filmes com todas as conversas em nível bem baixo de áudio que quase não escuta e depois vem aquele susto com um nível altíssimo do áudio quando acontece algo no filme, ajusto para um nível médio de áudio para não ficar em nível baixo e nem auto demais mas sem perder demais a dinâmica do áudio. Abaixo tenho um exemplo de uma montagem em rack de áudio.

Resumo das funções de um compressor.
Attack: é a velocidade que o compressor começa a atuar.
Release: é a velocidade que o compressor para de atuar.
Ratio: resumo, é quanto o compressor vai reduzir o sinal de áudio começando a atuar pelo nível do Threshold. Ou seja, quanto o ganho é reduzido na saída.
Threshold: é o nível em dB que o compressor começa atuar.
Limiter: é o limite absoluto do nível máximo de áudio, usado para limitar picos de áudio ignorando os outros ajustes.
By-pass: deixa o compressor em curto entre entrada e saída deixando de atuar, mas não desligando os outros canais que não estão em by-pass.
Gain: serve para compensar o ganho perdido com a compressão.
Soft knee: deixa a curva de compressão em modo mais suave.
Dicas:
Se você não sabe muito bem o que está fazendo deixe o compressor em by-pass, pois um compressor bem regulado pode melhorar muito o som ou mal regulado estragar tudo. Utilize os leds do painel para se orientar, normalmente os leds verdes indicam o sinal de entrada e o lado com leds vermelhos é o quanto o ganho foi reduzido na saída. Opte por usar o compressor em modo soft knee, pois ele deixa uma compressão mais suave.

Índices Mundiais

World Markets - CNN Money
S&P 500-0.04%
US – Market closed
Brazil Bovespa+3.92%
Brazil – Closes in 56m
Shanghai Composite+1.06%
China – Market closed
FTSE 100-0.28%
UK – Market closed
CAC 40-0.71%
France – Market closed
DAX-0.42%
Germany – Market closed
Hang Seng-2.38%
Hong Kong – Market closed
Nikkei+0.10%
Japan – Opens in 3h 46m
Mexican Bolsa+0.68%
Mexico – Market closed

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*